sexta-feira, 9 de julho de 2010

O que é Alzheimer?



O Mal de Alzheimer atinge geralmente a parte mais idosa da população, normalmente a partir dos 60 anos. É uma doença neurodegenerativa, que causa inicialmente apenas lapsos de memória, podendo evoluir para a dependência completa do paciente, até mesmo em atividades mais básicas, como a higiene pessoal.


A dificuldade de aquisição de novas informações aumenta até não haver mais novos aprendizados. Outros sintomas claramente constatados são a dificuldade na comunicação, na compreensão, na capacidade de se situar no espaço, na habilidade de desenhar, entre outros.

Numa etapa avançada, a enfermidade traz dificuldades de expressão, movimentação e poder de reconhecimento perceptivo sensorial. As alterações psíquicas e comportamentais ocorrem em até 75% dos casos, comprometendo a vida social e ocupacional. Os sintomas incluem quadros depressivos e psicóticos (alucinações e delírios), apatia, agressividade, agitação psicomotora, condutas repetitivas, perturbações no ciclo de sono-vigília e mudanças nos hábitos de locomoção, como por exemplo, saídas a esmo e perambulações. Não há cura para essa enfermidade, que exige total e completa mobilização familiar para auxiliar e entender o portador.


O conjunto de sintomas é causado por uma perda de neurônios e degeneração das sinapses, transmissão de impulsos nervosos de uma célula para outra. Estruturas compostas por massas granulares ou filamentosas, chamadas placas neuríticas, e de filamentos ao redor das células nervosas, denominados emaranhados neurofibrilares, são os marcadores histológicos mais comumente encontrados quando a doença está instaurada.


Estudos anatômicos mostram como o acometimento da doença causa uma atrofia elevada do córtex cerebral, que é a região do cérebro onde ocorrem as funções nervosas fundamentais, como as responsáveis pelos movimentos, pela fala e pela memória.

As causas e o mecanismo da doença são ainda, em muitos aspectos, desconhecidos e de difícil compreensão, mas abordaremos mais adiante, em próximas postagens, o que já se sabe. O infográfico abaixo traz, de maneira sintética, informações gerais sobra a DA, que reflete
o aumento da longevidade humana ao longo do último século.




Outros dados importantes indicam que uma em cada 10 pessoas maiores de 80 anos deverá ser portadora da DA. Este mesmo índice em maiores de 70 anos de idade é de 1:100, e 1:1000 em maiores de 60 anos (Federação Espanhola de Associações de Familiares de Enfermos de Alzheimer - AFAF). Nos países desenvolvidos, a DA já é a terceira causa de morte, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares e para o câncer.

A doença foi foco em uma novela das oito, Senhora do Destino. A atriz Glória Menezes fez o papel de uma senhora que estava no estágio inicial da doença. A novela é sempre um excelente veículo para abordar assuntos importantes. O público poder vivenciar os pequenos esquecimentos da baronesa foi um grande alerta para o tratamento no início da doença.

Um comentário:

  1. Material para voces

    http://cienciabrasil.blogspot.com/2009/10/ufrj-news-insulina-versus-alzheimer.html

    Marcelo Hermes

    ResponderExcluir