domingo, 18 de julho de 2010

Mas afinal, o que são as placas neuríticas?

Além dos aspectos macroscópicos, os aspectos a nível celular também devem ser analisados para entender os mecanismos que levam ao desenvolvimento dos sintomas da Doença de Alzheimer. Neste post será discutida a formação de Placas Senis, pois esta é uma das principais lesões da DA. Então, vamos nessa...

As placas senis são placas extracelulares, que são formadas por fragmentos da clivagem incorreta da proteína precursora do amilóide (APP): as proteínas beta-amilóides, que são insolúveis. As beta-amilóides se juntam aos poucos formando as placas.

Imagem: Clivagem da proteína APP com formação da beta-amilóide

As placas amiloides, que também são conhecidas como senis ou neuríticas, consistem em grandes depósitos insolúveis da proteína, ou fragmentos dela, aparentemente tóxica chamada β-amiloide. O desenvolvimento dessas placas ao longo da vida é um processo normal, entretanto, um cérebro com Alzheimer apresenta mais dessas placas em regiões específicas do cérebro. A clivagem incorreta da APP ocorre devido a mutações nos genes das proteínas presenilinas 1 e 2 (PS1 e PS2), que estão relacionadas com a alteração na clivagem da APP e consequente aumento na liberação da proteína β-amiloide e na formação de placas neuríticas.

As placas senis , que são um dos marcadores histológicos da DA, interrompem a comunicação neuronal e isso é um processo progressivo.


Imagem: Formação das Placas Neuríticas

As formas mais nocivas de beta-amilóide talvez sejam os grupos de pequenos pedaços, ainda mais nocivos do que as placas em si. Os pequenos agrupamentos podem bloquear a sinalização entre as células nas sinapses. Também pode ocorrer desses fragmentos ativarem as células do sistema imunológico, fato que pode causar inflamações e destruição das células alteradas.

Imagem:

Formação da Proteína beta-amilóide

Referências Bibliográficas:

1)http://www.alzheimermed.com.br/m3.asp?cod_pagina=1014

2)http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol25/n3/arti253b.htm

3)http://www.demneuropsy.com.br/detalhe_artigo.asp?id=167

7 comentários: