domingo, 15 de agosto de 2010

Bacon e salame podem causar Alzheimer e Parkinson!?

Em revisão publicada no Journal of Alzheimer’s Disease, pesquisadores do Hospital Rhode Island encontraram um vínculo substancial entre o aumento de mortes por doenças, incluindo mal de Alzheimer, diabetes mellitus e Parkinson, com o aumento dos níveis de nitratos em nosso ambiente e em alimentos. Essas substâncias são adicionadas em grande quantidade em produtos como bacon, carnes curadas e embutidos (presunto, salame e peito de peru, por exemplo).

Nitritos e nitratos pertencem a uma classe de compostos químicos que têm sido consideradas prejudiciais aos seres humanos e animais. Mais de 90% destes compostos que foram testados foram determinados cancerígenos em vários órgãos. A exposição a esses compostos também ocorre através da fabricação e transformação de produtos de borracha e látex, bem como fertilizantes, pesticidas e cosméticos.

As nitrosaminas são formadas por uma reação química entre os nitritos ou outras proteínas. O nitrito de sódio é deliberadamente acrescentado à carne e ao peixe para evitar a produção de toxinas; é também usado para preservar cor e sabor de carnes. Além disso, carne moída, bacon e carnes curadas contêm grandes quantidades de aminas devido ao seu elevado teor de proteínas. Por causa dos níveis significativos de nitratos e nitritos adicionados, nitrosaminas são quase sempre detectáveis nesses alimentos.

As nitrosaminas se tornam altamente reativas a nível celular, o que, em seguida, altera a expressão gênica e causa danos ao DNA. Os pesquisadores propõem que as alterações celulares que ocorrem como resultado da exposição nitrosaminas são fundamentalmente semelhantes aos que ocorrem com o envelhecimento, como no mal de Alzheimer, na doença de Parkinson e no diabetes mellitus tipo 2.

Os autores afirmam que a evolução temporal das taxas de aumento da prevalência da doença de Alzheimer, Parkinson e diabetes não pode ser explicada com base apenas em mutações genéticas. Dessa forma, eles também
relacionam as tendências clássicas da doença à exposição aos compostos. Devido ao fato de as nitrosaminas produzirem mudanças bioquímicas dentro das células e tecidos, é concebível que a exposição crônica a baixos níveis de nitritos e nitrosaminas através dos alimentos processados, água e fertilizantes seja responsável pela atual epidemia dessas doenças e pelo aumento das taxas de mortalidade que lhes estão associados.

Se esta hipótese estiver correta, as soluções possíveis incluem a eliminação do uso de nitritos e nitratos no processamento de alimentos, preservação e agricultura; a tomada de medidas para prevenir a formação de nitrosaminas e empregar medidas segura e eficaz para desintoxicar comida e água antes consumo humano.


http://www.j-alz.com/press/2009/20090706.html
http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/bacon_e_salame_podem_causar_alzheimer_e_parkinson.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário