sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Novidades: Teste de fluido da coluna vertebral pode prever Alzheimer


De acordo com resultados de uma pesquisa, um teste com o líquido espinal pode ser 100% eficiente no diagnóstico de pacientes com perda significativa de memória, suscetíveis a desenvolverem o Mal de Alzheimer.

Os médicos chegaram a conclusão de que os primeiros sintomas da DA surgem uma década ou mais após a doença se instalar no sistema nervoso. Por esse motivo, quando se iniciam os tratamentos os efeitos danosos da doença, já estão bastante agravados.

Dessa forma os estudo se baseia na expectativa de se encontrar boas maneiras para identificar as pessoas que possuem a tendência de desenvolverem a doença e usá-las em um outro estudo para se ter uma noção mais exata de quanto tempo se leva para que os sintomas ocorram, para assim se poder desenvolverem medicamentos que retardem, ou até mesmo impeçam a doença.

Com esses novos resultados, surge a dúvida: "os médicos devem oferecer, ou pacientes aceitarem, tal teste comercialmente para encontrar uma doença que ainda é incurável?"

Entre os que condenam o procedimento alegam que o teste ainda não é 100% confiável: podem variar de laboratório. Além do que esses testes só foram realizados em pacientes cuidadosamente selecionados, ou seja, não se sabe se os mesmos resultados obtidos se aplicam a pacientes que sofreram acidente vascular cerebral ou depressão, que possam afetar as suas memórias.

Por outro lado, os que defendem, alegam que pacientes com perda de memória, não sofrem necessariamente da DA, e que por isso o teste ajudaria a sanar as dúvidas quanto ao diagnóstico.


Uma desvantagem, porém, é que o fluido espinhal é obtido com a punção lombar, e esse procedimento, com a suas possíveis complicações, bem como a reputação de dor , deixa a maioria dos médicos e pacientes nervosos. O processo envolve a colocação de uma agulha no espaço da coluna vertebral e a retirada de uma pequena quantidade de líquido.

Os resultados obtidos foram os seguintes:

O estudo incluiu mais de 300 pacientes de 70 anos, 114 com memórias normais, 200 com problemas de memória e 102 com mal de Alzheimer. O fluido espinhal foi analisado para encontrar beta amilóide, um fragmento de proteína que forma placas no cérebro, e tau, uma proteína que se acumula nas células nervosas mortas do cérebro.

Quase todas as pessoas com Alzheimer apresentaram o característico nível de proteína no líquido espinhal. Quase três quartos das pessoas com transtorno cognitivo leve, um impedimento de memória que pode preceder a doença de Alzheimer, tinha proteínas como no Alzheimer, e desenvolveram a doença no prazo de cinco anos. E cerca de um terço das pessoas com memórias normais tiveram líquidos indicativos do Alzheimer. Os investigadores suspeitam que essas pessoas desenvolverão problemas de memória.

A hipótese mais aceita sobre Alzheimer diz que o acúmulo de amilóide e tau são necessários para a doença e que a interrupção das proteínas poderia parar o seu desenvolvimento. Mas ainda não é conhecido o que acontece quando estas proteínas se acumulam no cérebro de pessoas com memória normal. Elas podem ser um fator de risco como níveis elevados de colesterol, ou pode significar que a doença de Alzheimer já iniciou e se a pessoa viver tempo suficiente, irá com certeza ter sintomas como perda de memória.


Fonte:http://hypescience.com/teste-de-fluido-da-coluna-vertebral-pode-prever-alzheimer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário